sábado, 14 de junho de 2008

16/11/2004 - Vitória apresenta projeto da Arena na Câmara


O Vitória S/A, representado pelo presidente Paulo Carneiro, apresentou hoje pela manhã, o projeto de construção do Complexo de Entretenimento da Arena Multiuso, na Câmara Municipal de Salvador.
O convite para a apresentação partiu do vereador Sérgio Barradas Carneiro (PT), neto de Manoel Barradas, ex-presidente do Vitória que deu o nome ao santuário rubro-negro, o Barradão.
Após abrir a sessão, que contou com a presença de vereadores, líderes comunitários e torcedores do Vitória, o vereador Sérgio Carneiro franqueou a palavra ao presidente Paulo Carneiro, que detalhou o projeto aos presentes. Confira os principais aspectos abordados:
Investimento
O projeto prevê um investimento de U$ 70 milhões. Só para comparar, a Arena da Baixada do Atlético (PR) exigiu investimentos na ordem de U$ 10 milhões. Vai ser a principal obra de Salvador depois do Metrô, principal obra de construção leve no Brasil.
Só o projeto arquitetônico custou U$ 4 milhões, recursos suficientes para construir duas vezes o Estádio Manoel Barradas.
Para o presidente Paulo Carneiro, muitos falam de um Vitória antes de sua administração e outro depois. Na opinião dele, existe um Vitória antes do Barradão e outro depois de iniciada a utilização efetiva do Barradas. "Foi no Barradão que o Vitória viveu seus grandes momentos". Para ele, vai ser o Barradão, ao lado da torcida, que afastará o Vitória da 2ª Divisão. O Manoel Barradas foi fonte de inspiração para o projeto da Arena. Estudos geo-econômicos não recomendaram a implantação do Complexo de Entretenimento no Barradão, já que o equipamento deveria se localizar numa via de fácil acesso. A entrada da futura Arena será pela Avenida 29 de Março, que "desemboca" na Avenida Paralela.
Implicações sócio-econômicas
A construção do Complexo vai empregar mão-de-obra residente nas circunvizinhanças do empreendimento. A medida consta nos contratos com o consórcio de construtores. Os empreendedores também construirão creches em bairros vizinhos ao Complexo, assim como recuperarão uma área localizada no antigo Lixão de Canabrava.
Muitos bairros serão beneficiados direta ou indiretamente com o projeto, casos de Mussurunga, Vila Verde, Bairro da Paz, Nossa Senhora da Vitória, Fazenda Grande 4, Nova Brasília, entre outros.
Serão gerados 1.000 empregos diretos, e mais 2.000 indiretos.
Impactos ambientais
Desmistificando o muito já comentado sobre possíveis danos ambientais causados pelo Complexo, o presidente Paulo Carneiro deixou claro na Câmara, que o projeto vai revitalizar uma lagoa, que hoje é fétida e serve apenas como depósito de esgoto. Portanto, não haverá danos a fauna e a flora, e sim um benefício à área, que tem uma vegetação em nível inicial.
A ocupação ordenada, na opinião de Paulo Carneiro, é a melhor saída para defesa do meio-ambiente. Citou o exemplo do Centro Administrativo da Bahia que, com sua presença, assegurou a preservação ambiental em seu entorno.
A licença de fauna será dada pelo IBAMA.
Parceiros
O Banco Espírito Santo, que estruturou financeiramente o empreendimento, o Grupo Ediffer, substituído pela Luso Arenas, além da Brasilarenas e a Global Spectrum, operadores nacional e internacional, são os parceiros do Vitória no Complexo de Entretenimento.
Complexo
O complexo vai privilegiar o conceito de espetáculo, e a família. Conterá um estádio (30.000 pessoas), uma arena (5.000), anfiteatro (50.000), centro de convenções, museu, mega-loja, 15 lanchonetes, 3 restaurantes e estacionamento (4.000 vagas).
As imagens para as redes de tv e para o público interno (1.000 monitores) serão gerados pela administração do Complexo.
Serão quinze preços diferenciados de ingressos, atendendo todas as camadas sociais, inclusive as mais populares. Os camarotes propiciarão receitas renováveis, já que serão comercializadas por 3, 5 e 7 anos, com opção de renovação.
O estádio, com 80% de sua área coberta, não terá alambrado, nem fosso. Todas as operações dentro do Complexo serão realizadas com um "smart card".
O projeto de iluminação transformará o Complexo num novo cartão postal de Salvador
Copa do Mundo
O estádio rubro-negro no Complexo de Entretenimento será uma das sedes da Copa do Mundo 2014, caso o Brasil seja confirmado como País-sede do evento. A informação já está confirmada pela CBF.
Próximos passos
Após obtenção da Licença de Localização, o Vitória aguarda a Licença de Implantação, que deverá sair nos próximos dez dias, e é um pré-requisito para o Alvará de Construção. A Licença de Resgate de Fauna e Flora está em estágio avançado, na emissão do parecer final.
O presidente Paulo Carneiro se encontra hoje com o Governador Paulo Souto. A audiência tratará do protocolo assinado em 2002 entre os empreendedores e o Governo do Estado, e diz respeito à Avenida 29 de Março, a energia, gás e incentivos fiscais para a construção do equipamento.
Prazos
A expectativa é a de que obras comecem entre Julho e Agosto de 2005, e sejam concluídas em dois anos, com uma partida inaugural que reuniria o Vitória e o Real Madrid. Pelo menos este é o desejo do investidor.
---
Grupo Barradão
Representado por Jairo Aragão e Frede Cunha (TLF/BOL), o Grupo Barradão se fez presente na sessão especial da Câmara.
---
Após discursos de elogio ao projeto, pronunciados por vereadores, populares e pelo secretário municipal de Finanças, Manoelito Souza, o presidente Paulo Carneiro agradeceu a oportunidade. "Não é um estádio de futebol, é um complexo de entretenimento acoplado num estádio de futebol. É um estádio de quarta geração, comparável aos utilizados em Portugal, na Eurocopa. O torcedor do Vitória precisa pensar grande como seu presidente, não deixar que uma derrota atrapalhe o crescimento do clube", completou Paulo Carneiro.